Em seus 30 anos de funcionamento a clínica Dr. Althoff investiu em inovações e aperfeiçoamentos pioneiros em sua região de atuação. Hoje a clínica realiza os seguintes exames:

Raio-X Digital

Diferentemente do aparelho convencional de Raio-X, na Radiografia Digital o paciente é posicionado na frente do equipamento, para que o mesmo vá adquirindo as imagens para serem armazenadas e posteriormente examinadas pelo médico, não necessitando revelar filme e nem mesmo digitalizar a imagem uma vez que este equipamento já adquire a imagem digital, podendo ser armazenada, pós-processada, distribuída e impressa. Com isso, não há a necessidade de repetir o exame por problemas técnicos (gerando menor radiação no paciente) e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, por não utilizar produtos químicos para sua revelação e ainda diminui a devastação de árvores, pois muitas vezes não é impresso em filmes (a celulose é a base do antigo filme de raios-x).

   

Ultra-sonografia

A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 20 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. A sonda funciona assim como emissor/receptor. Quanto maior a frequência, maior a resolução obtida e mais precisão temos na visualização das estruturas superficiais. Conforme a densidade e composição das interfaces a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos. A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, conhecer o sentido e a velocidade do fluxos sanguíneo. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, pouco dispendioso e ideal para avaliar a evolução fetal.

   

Biópsias

A  biópsia (do grego bios - vida, e opsis - aparência, visão) é um procedimento médico no qual se colhe, com uma agulha e seringa especiais, uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica.

   

Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

   

Ressonância Magnética

Método que não utiliza radiação e sim um imã gigante que desestabiliza os elétrons do íon hidrogênio,elemento presente em abundância no nosso corpo e, da leitura deste processo, se formam imagens. Sua utilização é ampla, sendo o exame mais indicado para o estudo da coluna vertebral, articulações (joelho, cotovelo, ombro, etc.), partes moles (coxa, perna, braço, etc.), crânio, vasos sanguíneos do corpo e do coração, mamas e etc... A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros. A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética é orientada a ficar deitada e parada. Movimentos do paciente impossibilitam a captação de imagens precisas e geralmente um movimento de mais de 3 milímetros inutiliza os dados. O problema da movimentação afeta todas as pessoas, porém é mais acentuado em crianças e pacientes com algumas condições como doença de Alzheimer, esquizofrenia e outras.

   

Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea é  o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral dos ossos e comparar com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, a exposição a radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico. Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequente predição do índice de fratura óssea.

Elri Networks